"Samurai Warriors 2" pretende se distanciar um pouco da origem. O funcionamento básico deverá ser igual, isto é, o jogador, como um general de um exército, lutará contra uma porção de inimigos ao mesmo tempo, tentando cumprir objetivos específicos, ao mesmo tempo em que se preocupa com o seu líder, cuja morte causa o fim do jogo.
O número de generais deve passar de 20, entre os herdados da primeira versão e novos guerreiros. Um deles é Kotarô Fûma, um ninja que adora um combate. Possui movimentos surpreendentes, como um que estica o braço para atacar. Ele será arqui-rival de Hanzô Hattori, outro ninja famoso no Japão. Gincho Tachibana também é estreante. Ela é mulher de outro grande guerreiro da era feudal, Muneshige Tachibana. Sua arma é uma espada pouco usual, com o formato de um raio. Os personagens mais conhecidos do antecessor também têm presença garantida, como o protagonista Yukimura Sanada e Masamune Date, além do onipresente Nobunaga Oda.
Os cenários ficarão mais claros, com muitos detalhes que imitam o dourado. E as fases prometem ser mais variadas, com muitas subdivisões, como cidades, áreas externas dos castelos e o próprio quartel dos personagens, onde estarão os chefes do game. No total, haverá 50% mais de cenários do que o antecessor.
O sistema de golpes deverá ser um pouco diferente, mas haverá combos e ataques diversos. Um deles, Masamune, usa duas armas de fogo. Agora, os generais poderão comprar itens e até mesmo um cavalo para ser usado nos campos de batalha.
Comentários